Alice Navarro | Dicas de Higiene e Manipulação de Alimentos
231
post-template-default,single,single-post,postid-231,single-format-standard,qode-listing-1.0.1,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0,qode-quick-links-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-1.0,qode-theme-dopcom,dopcom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.2,vc_responsive

Dicas de Higiene e Manipulação de Alimentos

Na cozinha, além de se preocupar com a qualidade dos alimentos, é fundamental atentar-se às condições do ambiente e do preparo da comida, que deve ser feito de maneira a evitar riscos para a saúde. Para isso, alguns cuidados com a higiene são fundamentais. Por isso confira 5 dicas básicas de higiene para o seu restaurante.

1- Muita atenção às embalagens

Todos os itens que são levados às mesas, como por exemplo, latas, garrafas, utensílios que levam vinagre, sal, azeite, etc. devem estar em constante manutenção e limpeza para evitar qualquer tipo de contaminação e/ou assustar o cliente.

vidro de azeite

2- Esqueça a lixeira de pia

Algo muito comum em nossas casas, a lixeira de pia, é extremamente proibida em cozinhas profissionais. O lixo deve obrigatoriamente estar distante dos alimentos para evitar contaminação. Mais uma vez: é proibido usar lixeira de pia.

Cozinha profissional

3- Não guarde enlatados

Ao abrir latas não guarde sobras na geladeira, por menor que seja. Evite assim a oxidação do metal, o que pode causar contaminação do alimento.

Não guarde enlatados

4- Use utensílios específicos para cada ingrediente

Para evitar contaminação cruzada, utilize apenas um utensílio para cada tipo de alimento.

Utensílios de cozinha

5- Lave as Mãos com frequencia

Higienizar as mãos é obrigatório quando se manipula alimentos. O uso de luvas também é de extrema importância, com excessão de pessoas que trabalham próximos a altas temperaturas (grelhas, fornos e fogões).  Veja o passo a passo abaixo para lavar as mãos da forma correta.

Passo a passo lavar as maos

 

Para saber mais dicas sobre higiene e manipulação de alimentos entre em contato conosco, prestamos serviços de treinamento para equipes e funcionários da area gastronômica.

Compartilhar...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Sem comentários

Postar um comentário